terça-feira, maio 16, 2006

Dja'r Fogo- Um vulcão, um povo





Tivemos o privilégio de começar esta nossa caminhada pelas ilhas criolas na ilha do Fogo. Iamos à procura de belos planos e histórias interessantes... Encontrámos muito mais que isso. "Achámos" uma ilha que nos marcou profundamente.. Uma ilha de contrastes e paisagens que raramente se conseguem descobrir.

O Fogo é acima de tudo o vulcão e a imagem negra que nos aparece à vista quase por acaso, depois de uma última curva, onde já se sente a altitude. Difícil de descrever esta imagem de um vulcão imponente e de um pequeno lugar a seus pés... rendido e apaixonado por este monte negro.
Chã das Caldeiras é um sítio especial, com pessoas especiais. Gentes que têm no temperamento a força do vulcão e um profundo amor a esta terra, tantas vezes devastada pela lava, outras tantas reconstruída pela teimosia dos seus habitantes.

A Chã merece uma visita demorada, com ou sem coragem para subir ao pico do vulcão. Dizem que é inesquecivel... Nós não experimentámos essa sensação: o desafio de subir durante 4 horas com uma câmara ao ombro pareceu-nos demasiado penoso.
Mesmo assim a estadia neste lugar único ficou-nos na memória... as pessoas que conhecemos... as imagens que vimos... e um céu mais estrelado do que todos os outros, principalmente depois das 11 da noite, quando se apaga o gerador que ilumina a única estalagem de Chã das Caldeiras.

1 comentário:

Anónimo disse...

:) subir o vulcão é mesmo qualquer coisa!

abraços de uma apaixonada por Dja'r Fogo