quinta-feira, maio 25, 2006

Acima das Nuvens

SANTO ANTÃO - Cabo Verde (2006)

Acima das nuvens, é assim que nos sentimos, literalmente, quando percorremos as "milhentas" curvas em permanente sobe-e-desce desta ilha tão isolada, a mais ocidental do arquipélago de Cabo Verde.

Por um lado, a poente, o horizonte esvanece-se numa imensa paleta de ocres, vermelhos, e castanhos, que nos conduzem ao 2º ponto mais alto do país - Tope de Corôa (1979m.), um vulcão inactivo. Até aqui levamos umas três horas de viagem, desde Porto Novo, por caminhos tortuosos, autenticamente de cabras, que nos fazem ponderar a real necessidade de tal esforço.
A presença aqui e ali de pequenas casas fazem-nos imaginar, por alto, o dia-a-dia duro e cheio de privações destas pessoas.
A recompensa no final é-nos magestosamente oferecida por uma autêntica sinfonia de silêncios.

A parte norte e poente da ilha, mostra-nos algo quase único em Cabo Verde: Uma imensa vegetação. Aqui o verde, alimentado por chuvas um pouco mais frequentes, é acompanhado pelo chilrear dos pássaros e intensos cheiros.
A viagem que nos leva de Porto Novo (o local de acostagem do barco que nos trouxe do Mindelo) à Ribeira Grande leva 1 hora em dezenas e dezenas de curvas num interminável sobe-e-desce. Oferece-nos a possibilidade de observar e filmar fantásticos cenários naturais: Vales com arrepiantes escarpas que nos fazem olhar com respeito lá para baixo; A Cova, uma perfeita e enorme cratera forrada a verde, para onde entram lentamente gigantescas camadas de nevoeiro que se vão dissipando com o calor no seu interior.

Não me posso esquecer de referir que é Santo Antão a ilha do famoso Grogue - aguardente produzida através da destilação de cana de açucar,nos artesanais trapiches que se encontram principalmente no Vale do Paúl .

Claro que, a par destas magnificas imagens que vão ficando gravadas na minha memória, há aquela fatídica cena da bicicleta que descendo pela ribanceira abaixo vem precisamente embater na minha companheira de viagem.
Fez-nos transbordar de receios por, além de ser sábado e já tarde, estarmos num local e numa ilha tão isolada e com escassos recursos médicos.
Aquilo é que foi acelarar pelo vale do Paúl em direcção ao centro médico...
Um beijo Soraia.

Sem comentários: