sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Patinagens...


Os meus companheiros de viagem durante muitos e muitos anos...
Com eles percorri quilómetros... partilhei alegrias e tristezas... vivi momentos de glória.
Viajámos juntos, embalados pela música, pelos movimentos, pelo som dos aplausos que nos saudavam.
Saudades e desejo de voltar em breve às sensações únicas que estes companheiros me proporcionavam...

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

The Yellow Submarine...











SAL, ilha de destino de europeus em férias rápidas de Inverno.
Aqui o calor permanente faz esquecer o frio e a chuva que vão fazendo pela Europa fora por esta altura.
Nós em trabalho, aceitámos o convite do Pedro Borges e do seu "capitão" para embarcar no NEPTUNUS numa viagem, não de 20 mil léguas submarinas, mas sim num passeio ao fundo do mar ao largo da costa de Santa Maria.
Aqui, tivemos a oportunidade de observar o "Porto Novo" e o "Bolama", dois antigos navios de transporte cabo-verdianos naufragádos há já algumas décadas. São, obviamente, dois fantásticos "spots" para os amantes do mergulho.
O NEPTUNUS é, sem dúvida, um excelente anfitrião das profundezas deste mar azul mas que proporciona, também, um passeio bem agradável.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Atenas - Grécia







Atenas é, como se pressupõe numa capital europeia, uma mescla de sentidos, emoções, sons, sabores... Enfim, não deixa de transmitir a quem a visita todo um misto de classicismo e modernismo que se apresentam em cada lugar desta grande urbe.
A agitação das zonas comercias à noite é enorme. Os atenienses, alegres latinos, entregam-se à animação e ao convivio entre amigos.
Infelizmente, paira no ar uma já muito visivel camada de poluição, atestada pelo imenso trânsito que povoa as avenidas da cidade.
A cidade é gigantesca, muito grande mesmo, e a rede de transportes é excelente. Desde o aeroporto ao centro da cidade; da Acrópole ao Porto do Pireu com os seus charmosos bares junto às docas, tudo é possivel de percorrer em transportes públicos.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

as filhozes e o Natal no frio


Soube bem voltar a casa... Ao frio de Portugal ... ao Natal em familia com todas aquelas coisas boas em cima da mesa e o carinho daqueles que nos querem bem. É o aconchego do lar que nos deixa tantas saudades na hora do regresso.

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Feliz Natal


Um Natal cheio de paz, saúde e alegria e um Novo Ano com tudo de bom....

sexta-feira, dezembro 08, 2006

O nosso Inverno



´



Começa a soprar-nos ao ouvido de uma maneira subtil... aumenta gradualmente de intensidade até lhe chamarmos vento... Chega, assim, a Cabo Verde, com "pés de lã" e anuncia o Inverno, o tempo fresco.

Faz lembrar a tramontana... mas este não é tão frio e também não trás a loucura, como escreveu Garcia Márquez nos seus contos, sobre o vento forte de nordeste.

O vento de Cabo Verde trás uma bruma muito fina de pequenas partículas de areia que vem do Sahara. O céu pinta-se de cinzento como que a dar esperanças de uma chuva que nunca chega... e o tempo fica mais fresco.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Neve




Talvez por estar longe dela... Talvez por já nem me lembrar de como é o frio nos Invernos daquele nosso recanto serrano.... Talvez por isso aqui vai um post dedicado à nossa "Estrela", e ao cantinho, ali tão perto de Gouveia, que tanto adoramos.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Pinceladas de Alentejo




Para ti, mais uns traços da "nossa costa"...daquele malmequer que já todos conhecem, mas que insistimos em pensar que é só nosso...dos caminhos secretos...das praias onde o tempo parece parar.
Já lá vão uns anos desde que reencontrámos juntos este lugar. E continua a ser como da primeira vez que pedalámos por aqui!
A costa limpa-nos a alma...
Gostava de ir lá agora, sentir aquele friozinho invernil, e aproveitar os raios de sol envergonhados do Outono.

segunda-feira, novembro 13, 2006

A "nossa" Costa Alentejana







Seja o branco e azul das paredes das casas de aldeia ou o preto e branco das fotografias de fim de tarde, toda a costa alentejana nos chama pelo menos uma vez por ano para reencontrarmos o verdadeiro sentido de "local para descansar".
Todo este delicioso pedaço de terra e mar transpõe-nos para estados edilicos de corpo e alma. As saladinhas de ovas e polvo, acompanhadas por loirissimas cervejas em copos escorregadios, fazem a harmonia completa dos fins de tarde passados a dois a ver o pôr-de-sol depois dos banhos de mar.
Seja para estados de lua-de-mel ou mesmo em pré-nupcial (...que bom que foi!), este é o local para os apaixonados olharem os horizontes traçando rumos e desejando conquistas.
Aqui, sem dúvida, o futuro é de paz e harmonia, que seja, pelo menos, nos nossos sonhos a dois. Isso a Costa Alentejana nos permite sempre: sonhar

sexta-feira, novembro 03, 2006

Cabo Verde- terra sabi





Faz hoje um ano que chegámos a Cabo Verde. Lembro-me do calor húmido quando a porta do avião abriu. Lembro-me do entusiasmo de pisar África e do desalento quando o carro se embrenhou pela primeira vez na cidade da Praia, repleta de casas de cimento escuro e ruas mal iluminadas.
Mas também me lembro da alegria com que fomos recebidos. Da tal morabezza que por aqui se cultiva e que personifica uma mistura de hospitalidade e simpatia.
Passou um ano, de trabalho, de reportagens de entrevistas... de viagens nos ATR da TACV, nos barcos... um ano de muitos quilometros por todas as ilhas.
Conhecemos muita gente, cabo-verdianos, mas também estrangeiros que como nós vivem a aventura de trabalhar em África.

Dois programas de televisão a emitir semanalmente na RTP África, uma mudança de casa e um casamento pelo meio (realizado em Portugal)...O balanço só pode ser positivo.

As saudades apertam forte de todos e de tudo o que ficou por Portugal. Mas aprendemos a viver em Cabo Verde. A dar valor a "pequenas coisas", a sorrir às dificuldades. Hoje entusiasmamo-nos com uma viagem pelo interior à procura de uma reportagem, divertimo-nos ao som de um funaná e de um batuque e até já nos habituámos a achar graça às intermitências da luz e da água, que nem sempre chega a nossa casa!

Tem valido a pena, sobretudo por estarmos a viver isto juntos!

terça-feira, outubro 17, 2006

Mykonos - Grécia (II)





MINDELO - Cabo Verde







Cidade de todas as cores. Elogio da cultura, da diversão, da música tocada nos acordes de Cabo Verde... Palco de teatro, casa de actores.
O Mindelo é a cidade boémia. O lugar onde a noite se transforma em morna e coladera. Onde os marinheiros atracavam, no passado para passar umas horas de lazer. Cidade de aparências, bonita e bem arquitectada... Infelizmente um pouco deprimida, com demasiada pobreza e alguma prostituição a dar às ruas um tom decadente.

Mas apesar disso, a velha cidade portuária lá continua, berço de intelectuais, mãe de escritores, musa de artistas plásticos e das gentes do espectáculo.

Vale a pena caminhar pelo Mindelo, deixar-se encantar pelos cafés quase sempre ao som pela rabeca e o violão ou contemplar a Laginha, essa baía de tons dourados ao fim da tarde.

quinta-feira, outubro 05, 2006

Mykonos - Grécia



Mykonos é uma das 3000 ilhas que compõem este país do sul da europa. A ilha faz parte do arquipélago das Cíclades em pleno Mar Egeu.
Pouco mais haveria a dizer se não fosse este pequeno pedaço de prazer o poiso da nossa lua-de-mel.

Hoje, Mykonos, batizada com o nome do filho de Apolo, é uma ilha bastante cosmopolita, graças a ter se tornado destino, nas últimas décadas, de visitantes do jet set internacional. Muitas celebridades gregas e internacionais têm residências de verão na ilha.
Hora -a cidade principal- é repleta de ruelas e becos de casinhas caiadas de branco com janelas em madeira que pouco mais vão além do encarnado e azul. Tanto de dia como de noite a cidade transpira encanto levando-nos a querer conhecer ainda mais. Pequenas lojas encantadoras, tanto de griffes internacionais como de artesanato, restaurantes , tavernas e inumeros bares, permitem-nos gastar horas e horas de passeio e comtemplação, retempradas de vez em quando com um frappé -café gelado com ou sem leite servido em copo grande.

O resto da ilha é de paisagem árida com pouca vegetação mas comtemplada com inúmeras praias delineadas em baías de águas quentes e cristalinas.

segunda-feira, outubro 02, 2006

A nossa "grande" viagem




Voltámos, depois de uma grande viagem que nos deu que fazer e nos roubou muitos dias de preparação...
Valeu a pena. Foi sem dúvida a viagem mais emocionante das nossas vidas. Infelizmente só durou um dia. 24 horas vividas intensamente na companhia de todos os que gostam de nós.
A quem lá esteve, muito obrigado por terem partilhado connosco deste dia tão especial.
Viajámos juntos desta vez...